• Acesso empresa
    Brasil

Segredos na hora de limpar o sofá

Autor: Limpeza.com 19 Novembro 2012 Limpeza de estofados
Segredos na hora de limpar o sofá
A tapeçaria dos sofás sempre requer ações periódicas para assegurar sua conservação, isso se queremos que o estofado dure bastante tempo. Além do mais, sem uma limpeza periódica, você perderá rapidamente a beleza incial do sofá, já que o tecido acumula pó e outros tipos de sujeira.

Por isso, preparamos uma série de dicas práticas, para que você consiga manter o estofado em ótimas condições, sem perder nem a cor nem o aspecto original.

Sofás de tecido

Para sofás de tecido, o básico na hora de realizar uma correta limpeza da tapeçaria é criar o hábito do aspirador. Ele deve ser passado no sofá pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, evitamos o acúmulo de poeira e ácaros, que podem, inclusive, afetar a nossa saúde com o aparecimento de irritações e alergias.

Sofás com tapeçaria removível

Se a tapeçaria do sofá é removível, ou seja, se essa funciona como uma capa, o recomendável é retirá-la e lavá-la com sabão neutro. Na hora de colocar a capa na lavadora, escolha um programa para roupas delicadas. Assim, evitará que o tecido perca a cor.

Sofás com tapeçaria fixa

Se não é possível limpar a tapeçaria à parte, quando terminemos de passar o aspirador, o melhor é proceder com a aplicação de uma espuma seca indicada para a limpeza de estofados. Essa atuará sobre a sujeira incrustada no tecido e com a ajuda de uma escova de pelo suave é possível removê-la. O sofá ficará com cara de novo!

Outros cuidados com o tecido

As técnicas a serem utilizadas dependem do tipo do estofado. Em casos de sofá de couro e manchas no tecido, fique de olho nestas dicas:

  • Para os sofás de couro, principalmente tratando-se de couro cru, o que sugerimos é uma limpeza com pano seco. Eventualmente, pode optar pela aplicação de uma cera incolor à base de carnaúba ou o uso de toalhinhas especiais para a limpeza do couro. Em ambos os casos, o objetivo é intensificar e/ou retomar o brilho natural do couro. Após a aplicação da cera, use uma flanela para limpar o sofá.
  • Para conservar o couro macio e impedir que se apareçam fissuras e gretas, limpe-o periodicamente com um pano macio umedecido em uma solução com uma parte de vinagre para duas de óleo de linhaça. Depois da aplicação, é só polir com pano seco.
  • Para manchas pontuais, o mais indicado é agir com rapidez. Isso é fundamental para assegurar os melhores resultados possíveis, ou seja, eliminar as manchas por completo. Um truque caseiro bastante eficaz é aplicar uma mistura de água com um pouco de amoníaco, sempre com a ajuda de um retalho de algodão. Deve-se aplicá-la suavemente sobre a mancha, com movimentos circulares, para evitar que a mancha se expanda. Em seguida, aplicamos um produto específico para tapeçarias, que pode ser encontrado inclusive em spray. Como tais produtos, além de muito eficazes, são habitualmente muito fortes e agressivos, recomenda-se fazer um teste em uma área menos visível do sofá, para comprovar o resultado e assegurar que esse não agride o tecido. Feito isso, retiramos o excesso de poeira do sofá e o aplicamos o produto sobre a tapeçaria. O importante é deixar secar em temperatura ambiente, sem exposição direta ao sol, uma vez que isso pode estragar a cor original do sofá.
Foto: por duygu (Flickr)

Autor: Limpeza.com

Deixe seu comentário

Ver

Comentários (2)

  • Olá Luiz, o Limpeza.com é um portal que reúne empresas especializadas. Para ter uma resposta mais rápida, entre em contato com as empresas especializadas em limpeza de estofados clicando na seção "Empresas". Att. Equipe Limpeza.com

    Por Limpeza.com
  • Solicito o telefone da empresa para entrarmos em contato.

    Por Luiz