Segredos na hora de limpar o sofá

Autor: Limpeza.com 19 Novembro 2012 Limpeza de estofados
Segredos na hora de limpar o sofá Por duygu (de Flickr)

A tapeçaria dos sofás sempre requer ações periódicas para assegurar a sua conservação, isso se queremos que o estofado dure bastante tempo. Por isso, é importante seguir uma série de dicas práticas para que ele se mantenha em ótimas condições e não perca nem color nem o aspecto original.

  • Para sofás de tecido, o básico na hora de seguir uma correta limpeza da tapeçaria é criar o hábito do aspirador. Ele deve ser passado no sofá pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, evitamos o acúmulo de poeira e ácaros, que podem, inclusive, afetar a nossa saúde com o aparecimento de irritações e alergias.
  • Se a tapeçaria do sofá é removível, ou seja, se essa funciona como uma capa, o recomendável é retirá-la e lavá-la com sabão neutro. Na hora de colocar a capa na lavadora, escolha um programa para roupas delicadas. Assim, evitará que o tecido perca a cor.

Se não é possível limpar a tapeçaria à parte, quando terminemos de passar o aspirador, o melhor é proceder com a aplicação de uma espuma seca indicada para a limpeza de estofados. Essa atuará sobre a sujeira incrustada no tecido e com a ajuda de uma escova de pelo suave é possível removê-la. O sofá ficará com cara de novo!

  • Para os sofás de couro, principalmente tratando-se de couro cru, o que sugerimos é uma limpeza com pano seco. Eventualmente, pode optar-se pela aplicação de uma cera incolor à base de carnaúba ou o uso de toalhinhas especiais para a limpeza do couro. Em ambos os casos, o objetivo é intensificar e/retomar o brilho natural do couro. Após a aplicação da cera, use uma flanela para limpar o sofá.
  • Para conservar o couro macio e impedir que se apareçam fissuras e gretas, limpe-o periodicamente com um pano macio umedecido em uma solução com uma parte de vinagre para duas de óleo de linhaça. Depois da aplicação, é só polir com pano seco.
  • Para manchas pontuais, o mais indicado é agir com rapidez. Isso é fundamental para assegurar os melhores resultados possíveis, ou seja, eliminar as manchas por completo. Um truque caseiro bastante eficaz é aplicar uma mistura de água com um pouco de amoníaco, sempre com a ajuda de um retalho de algodão. Deve-se aplicá-la suavemente sobre a mancha, com movimentos circulares, para evitar que a mancha se expanda. Em seguida, aplicamos um produto específico para tapeçarias, que pode ser encontrado inclusive em spray. Como tais produtos, além de muito eficazes, são habitualmente muito fortes e agressivos, recomenda-se fazer um teste em uma área menos visível do sofá, para comprovar o resultado e assegurar que esse não agride o tecido. Feito isso, retiramos o excesso de poeira do sofá e o aplicamos o produto sobre a tapeçaria. O importante é deixar secar em temperatura ambiente, sem exposição direta ao sol, uma vez que isso pode estragar a cor original do sofá.

Autor: Limpeza.com

Deixe seu comentário

Ver