Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Os 3 problemas mais comuns do sinteco e como resolvê-los

Pisos com sinteco são bonitos e têm um brilho intenso. Porém, são mais delicados e precisam de cuidados rotineiros para que se evitem danos. Veja como se livrar dos problemas mais comuns.

21 abr 2017 Limpeza de piso - Leitura: min.

Limpeza

Pisos de madeira costumam ser mais charmosos e dar um ar de requinte ao ambiente. No entanto, tendem também a ser mais delicados e a necessitar cuidados especiais para evitar riscos e danos no dia a dia.

Porém, uma vantagem que o piso de madeira tem é a possibilidade de renovação e tratamento, o que o deixa bonito e com brilho outra vez. Cabe destacar que entre os produtos utilizados para proteger e melhorar o acabamento do piso está o sinteco.

Normalmente confundido com o próprio piso, o sinteco é a marca de uma espécie de verniz, que é utilizado após o lixamento ou calefação da madeira. Serve para dar brilho e cor ao piso. No entanto, não se trata de um produto utilizado para impermeabilização.

Mas, como não poderia ser diferente, o fluxo cotidiano, assim como a interferência do sol ou umidade, acaba promovendo o desgaste do piso com sinteco, além de favorecer o surgimento de manchas. Conheça, a seguir, os três problemas mais comuns, além de dicas de resolvê-los.

1) Sinteco desgastado

O desgaste do sinteco faz com que o piso de madeira fique sem brilho e manchado. Além do impacto da circulação das pessoas e da intempérie, o desgaste pode ser agravado pelo uso de produtos de limpeza considerados impróprios. O excesso de cera também contribui para desgastar o sinteco.

2) Sinteco riscado

Se por um lado o sinteco concede brilho ao piso, por outro estão mais sujeitos a riscos, especialmente em superfícies de madeira maciça. Sendo assim, é preciso tomar o máximo de cuidado na hora de mudar os móveis de lugar ou de fazer a limpeza, por exemplo.

É importante não arrastar itens pesado sobre o piso, assim como escolher vassouras e escovas de cerdas suaves para limpá-lo.

shutterstock-623303099.jpg

3) Sinteco com umidade

Como o sinteco não é um produto que impermeabiliza a madeira, é preciso tomar cuidado e evitar o excesso de água. Profissionais explicam que o ideal é utilizar apenas um pano úmido e aspirador de pó para a limpeza da superfície.

Caso se opte pelo uso de produto de limpeza, é importante escolher aqueles fabricados especificamente para pisos com sinteco. Do contrário, a possibilidade de o piso com sinteco sofrer danos causados pela umidade é grande.

Dicas para resolver os 3 problemas

A vantagem do piso de madeira é que ele pode ser revitalizado muitas vezes antes que a troca do revistimento seja realmente necessária. Com a reaplicação do sinteco, por exemplo, é possível contar novamente com um piso bonito e brilhante. No entanto, para isso ocorra, geralmente é preciso que se faça uma raspagem ou lixamento da madeira, o que deve ser realizado com cuidado para que o piso não seja mais danificado.

De acordo com empresas especializadas em pisos, assim que feito o processo, uma camada nova de sinteco pode ser aplicada, com as opções de espelhado, semibrilho ou fosco. Cabe destacar que, antes, a revitalização do piso de madeira era mais complicada, pois gerava pó e demorava mais.

Porém, atualmente, é possível se fazer o trabalho através de uma raspagem que não gera pó. Além disso, a aplicação do sinteco é mais rápida, assim como a secagem.

Uma vez realizado o processo, é necessário tomar os cuidados cotidianos com a limpeza, além de se optar pelo uso de cera incolor e não exagerar na hora da aplicação. Proteger os pés de cadeiras e mesas, assim como de outros móveis que possam danificar o piso, também é importante. Dessa forma você terá o piso com um acabado perfeito por mais tempo.

Fotos: por Limpeza.com

14 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Comentários (7)

  • Luzia Polisseni

    Vcs não responderam a pergunta de como remover manchas de gordura do sinteco. Que produto usar???

  • Gisele Alves da Silva

    Passei verniz no meu piso de madeira, estou desesperada. O que eu faço?

  • Eliane Niehues

    Tenho piso de madeira com sinteco e recentemente paguei um profissional para lixar e apos envernizar....qdo pronto,o assoalho ficou horrível e manchado de escuro nos veios da madeira e tbem em outras partes....lixei somente a sala pq fiquei com medo q ficasse como a sala....o verniz era de boa qualidade,mas foi misturado duas marcas uma com alto brilho e outra semi fosca...preciso saber o q pode ter acontecido

  • Bruno Albergaria

    É possível fazer a revitalização num pedaço apenas do piso? Grato

  • Sandra

    O sinteco após 4 anos está embaçado em alguns pontos e colando. O que faço?

  • Eunice Silva

    Bom dia gostaria de saber como tirar mancha de óleo que penetrou no sinteco

  • Raspagem de Tacos

    Parabéns pela Materia Bem explicativa

  • Você não pode deixar de ler...