A importância dos uniformes para os profissionais de limpeza

Para realizar certas atividades, o uniforme de trabalho é algo extremamente importante. Esse é o caso das tarefas relacionadas à limpeza. Saiba mais neste artigo.

13 Dez 2018 Limpeza profissional - Leitura: min.

Limpeza

O uniforme de limpeza é um item indispensável para a realização dos serviços. Além disso, existe um tipo de equipamento de proteção específico para cada tipo de atividade nesse ramo.

Além de produtos de qualidade e mão de obra especializada, para realizar um serviço de limpeza com eficiência e também segurança é preciso utilizar o uniforme adequado e os equipamentos necessários para determinadas atividades. A seguir falaremos um pouco mais sobre os pontos positivos do uso do uniforme e como escolher o mais adequado para as atividades de limpeza.

Cuidado com a roupa do funcionário

O resultado de deixar um ambiente limpo e impecável fica refletido na roupa que o funcionário está utilizando. No final do dia, sujeira, manchas e resíduos de materiais de limpeza ficam na roupa que o trabalhador está usando, e não tem como ser diferente. Para evitar que o funcionário estrague suas roupas no dia a dia de trabalho, os uniformes desempenham um importante papel, pois são de fácil manutenção. Entre outros pontos positivos, esse é um dos principais objetivos do uso dos uniformes para os serviços de limpeza.

Identificação da equipe

Uma boa impressão é tudo quando se trata de trabalho. Se a sua empresa quer passar seriedade, o uso de uniformes é uma boa forma de transmitir isso aos seus clientes. Uma equipe padronizada, com crachá de identificação, certamente vai garantir pontos positivos na avaliação do seu negócio. Além de uma boa forma de propaganda, o uniforme também facilitará a identificação da sua equipe. Será um ponto positivo no reconhecimento dos funcionários quando estiverem desempenhando suas atividades, desde pequenos serviços residenciais até atendimentos em grande escalas, como limpeza de importantes empresas, hotéis ou eventos.

Segurança e EPIs

Além dos uniformes, que só trazem benefícios para os funcionários, em alguns serviços de limpeza é necessário o uso de equipamentos de proteção individual, conhecidos como EPIs. Ao contrário dos uniformes, que são opcionais, o uso desses equipamentos de segurança são obrigatórios para certas atividades, consideradas de risco para o trabalhador.

O uso dos EPIs é essencial em serviços como limpeza e higienização de estofados e carpetes. Atividades de limpeza pesada, como de cozinhas industriais, banheiros, restaurantes, entre outros, também pedem o uso de itens de proteção, pois o funcionário precisa utilizar produtos químicos fortes, que podem causar dano à pele e também à saúde de um modo geral. Deverão ser utilizadas luvas de borracha, sapatos fechados e avental impermeável.

shutterstock-1246444456.jpg

Esses itens também são importantes para quem trabalha em cozinhas industriais ou de hotéis, e lidam diariamente com as altas temperaturas dos fogões. Além da luva de borracha, sapatos adequados e avental, os funcionários da cozinha precisam utilizar toucas e máscaras.

Além disso, os equipamentos de proteção são obrigatórios em serviços de limpeza em altura, com acesso por cordas, como a limpeza de fachadas e vidros. O profissional que executa esse tipo de serviço passa por um treinamento e deve estar capacitado e habilitado para as atividades em altura. Os EPIs obrigatórios nesse caso são: cinto de segurança, extensões, travas, capacete, botinas, óculos de proteção e luvas.

Escolha do uniforme de limpeza

O uniforme de limpeza ideal não deve ser de cores claras, pois sujaria fácil demais por causa do contato direito com a sujeira. Para evitar que as manchas sejam visíveis no uniforme ao longo do período de trabalho, escolha cores mais escuras ou fortes.

A escolha do tipo de tecido também é importante. Por ser uma atividade que requer muita movimentação e onde os uniformes passam por lavagens constantes, opte por tecidos que não desbotam e também que sejam confortáveis.

No caso dos hotéis, os funcionários que realizam a limpeza dos quartos geralmente vestem um avental branco ou de cor bem clara. Isto serve para demonstrar que a equipe está sempre limpa ao entrar no dormitório. Apesar da cor clara, a manutenção continua sendo fácil, pois no caso de se sujar com algo, basta apenas que o funcionário troque de avental.

Fotos: Limpeza.com

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...