Efeitos da natureza sobre as telhas de concreto e cerâmica

Limpeza e tratamento contra fungos e mofos no telhado é fundamental para a aparência e durabilidade, além de deixar com aspecto de novo.

30 Jun 2016 Limpeza profissional - Leitura: min.

Uberaba Minas Gerais

2 Recomendações

O efeito dos raios solares é inevitável, sendo mais grave sobre telhados feitos de cerâmica branca e concreto. Já a cerâmica vermelha possui maior resistência e durabilidade comparada às anteriores. As telhas de cerâmica branca e concreto exigem um ciclo de manutenção menor comparada com a vermelha, pois sofrem mais com o ambiente.

No entanto, todas elas irão criar, com o tempo, a famosa capa preta. Essa capa nada mais é do que uma alga chamada Gloeocapsa Magma e que está presente no ar que respiramos. Ela é trazida pelo vento e se deposita sobre as telhas criando raízes. Ela se nutre da umidade, do vento e dos raios solares.

Além disso, conforme ela cresce, outras sujidades do ar como poluição e folhas, ancoram-se também aumentando a sujeira. Quando a "capa preta" já está tomando quase toda a superfície da telha, entra um novo personagem que é um fungo chamado Líquen (de cor verde claro que parece uma folha redonda), que consiste de um organismo simbiótico que precisa de um parceiro fotossintético (que realiza fotossíntese). Esse parceiro é a nossa alga (capa preta).

Se a manutenção não for realizada em tempo, essas algas e fungos começam a danificar a telha, causando manchas, fissuras e retenção de umidade fragilizando a estrutura da mesma. Com o tempo, a estrutura de madeira que sustenta as telhas também irá sofrer danos causando sérios problemas.

Agora vêm as vantagens e desvantagens do tipo de telhas, material e forma que elas são construídas. Todas elas têm um processo de fabricação que exige o cumprimento de certas normas técnicas (ABNT – Associação Brasileira de Normas técnicas). Mas como sabemos, nem sempre essas normas são cumpridas pelo fabricante na produção das telhas. Por isso, deve-se exigir do fabricante a garantia e o cumprimento dessas normas para que no futuro não haja dores de cabeça.

As telhas de concreto são bastante competitivas em termos de custo. Mas são mais pesadas e possuem uma porosidade maior. Elas são facilmente atacadas pelos raios solares fazendo com que elas se tornem amareladas, no caso de telhas de concreto natural (cor cinza azulado). Como a porosidade é maior comparada com as telhas de cerâmica, a absorção de água também é maior criando um ambiente extremamente favorável para que a nossa amiga alga se deposite com mais facilidade gerando um envelhecimento precoce.

As telhas de cerâmica branca, apesar de terem porosidade semelhante as da vermelha, também são mais frágeis com relação ao ataque do sol, deixando-as com aspecto mais escuro de um amarelo intenso a um alaranjado claro.

Estes dois tipos de telha, mesmo fazendo uma limpeza da sua superfície, irão apresentar coloração diferente da original. E pior, no caso de limpeza através de jatos de água sob alta pressão em telhas de concreto, irão arrancar os grãos da superfície aumentando muito sua porosidade e danificando sua estrutura.

As telhas de cerâmica vermelha possuem elevada resistência mecânica e baixa porosidade. O ciclo de manutenção pode ser o dobro maior que as outras diminuindo consideravelmente o custo a longo prazo.

Em todos os casos, um ciclo de manutenção deve ser planejado para que o telhado sempre esteja saudável tanto no seu aspecto visual quanto da sua durabilidade. Assim você terá um telhado por muitos e muitos anos sempre apresentando um aspecto novo.

Foto: por fdecomite (Flickr)

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...