Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Faxina sustentável: como fazer uma limpeza que não agride o meio ambiente

Ter a casa limpa é importante para a saúde e também por uma questão de estética. No entanto, não se pode esquecer que o uso de produtos impacta o meio ambiente.

18 Out 2018 Limpeza de casa - Leitura: min.

Limpeza

É muito agradável aquela sensação de casa limpa, não é mesmo? Saber que está tudo organizado depois de uma limpeza pode trazer um ânimo especial até para outros aspectos da vida, sendo um grande fator de motivação para colocar em práticas novas ideias.

Mesmo no escritório, muitas pessoas têm o hábito de organizar suas mesas antes de começar a trabalhar. A limpeza traz uma motivação extra e também de dever cumprido. É essencial para manter a nossa saúde em dia também para criar hábitos positivos. Mas como realizar uma limpeza sem agredir o meio ambiente e também o nosso organismo? A seguir daremos algumas dicas para que você possa fazer a sua faxina de maneira sustentável.

1) Utilize somente a quantidade necessária de produto

Quando vamos fazer uma limpeza costumamos utilizar uma variedade de produtos e em quantidades grandes. E quanto mais usamos, mais temos a sensação de limpeza. É aí que nos enganamos. Utilize somente a quantidade ideal de material, evitando desperdício e a poluição desnecessária do meio ambiente. A sua saúde também vai agradecer, pois os desinfetantes contêm substâncias que são tóxicas para a nossa saúde e se você exagerar na dose, pode estar prejudicando a si mesmo.

2) Limpeza de pisos

Para limpar os pisos de cerâmica, você vai precisar somente de um produto: o vinagre. É muito simples, basta encher um balde com 4 litros de água morna e acrescentar 1 copo de vinagre branco. Depois de limpar o piso com a solução, passe um pano úmido e, em seguida, um pano seco.

3) Desinfetando o banheiro

Ao invés de limpar o banheiro com o tradicional desinfetante, você poderá utilizar o bicarbonato de sódio. Aliás, esse produto é excelente para diversas situações quando o assunto é limpeza. Faça uma mistura de 3 colheres de bicarbonato de sódio, 1 colher de vinagre de álcool e 3 xícaras de água. Ainda na limpeza do vaso sanitário, você poderá acrescentar a essa mistura um pouco de limão, aplicar e deixar agir alguns minutos antes de enxaguar.

faxina1.jpg

4) Limpeza da cozinha

Para desengordurar azulejos de forma sustentável, basta utilizar 8 xícaras de água morna misturadas com 2 colheres de vinagre. Utilize um pano umedecido na solução para a limpeza.

Uma receita fácil e caseira de detergente é ferver duas xícaras de água com uma xícara de sabão de coco. Rale o sabão de coco para facilitar que ele se derreta. Depois de fervido, coloque mais 6 xícaras de água, suco de 2 limões e 2 colheres de bicarbonato de sódio.

Você também pode fazer o detergente de outra maneira, adicionando em 1 litro de água 1/2 xícara de vinagre de álcool e 3 colheres de sabão de coco. Deixe ferver.

5) Retirar manchas

Para retirar manchas de roupas e estofados, uma boa saída é utilizar um método caseiro, misturando 1/2 xícara de vinagre em 4 xícaras de água morna e 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio. Mexa bem e aplique esse preparo sobre a mancha e deixe agir por uns 15 minutos. Depois é só enxaguar.

6) Limpeza de vidros e espelhos

Para deixar os vidros e espelhos brilhando sem precisar utilizar produtos químicos, você poderá aplicar uma mistura de 100 ml de vinagre de maçã em 1 litro de água. Limpe a superfície com a mistura e depois de seco você ainda pode passar um jornal velho para lustrar.

7) Reutilize ou recicle as embalagens

Prefira os produtos que têm refil, é uma prática bastante sustentável para com o meio ambiente. Se não for possível, recicle as embalagens, dando o destino correto na hora de colocar no lixo. Descarte separadamente do lixo orgânico, lavando as embalagens bem antes com água morna.

Você também pode contratar os serviços de uma empresa de limpeza que trabalha com produtos ecológicos. Clique aqui e encontre especialistas na sua cidade.

Fotos: Limpeza.com

5 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...