Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

A dedetização de uma casa deve ser periódica?

Quando surgem formigas, baratas ou outros animais pestilentos em casa é hora de dedetizar. Neste artigo respondemos, entre outras dúvidas, se ela precisa feita de forma periódica.

8 Abr 2016 Acabar com as pragas - Leitura: min.

Limpeza

Muita gente não dá a devida importância à dedetização de casa e acaba sendo surpreendida por uma infestação. Combater um foco de praga instalado é muito mais difícil, mesmo contando com o suporte de um profissional qualificado.

E se é mais complicado, também significa que se trata de um serviço mais caro. Por isso, é importante estar atento aos sinais, para evitar um problema de grandes dimensões. A dedetização nem sempre é a solução indicada para todos os casos, já que há outros recursos que podem ser efetivos, dependendo do caso.

Quer saber mais sobre o tema? Então confira neste artigo questões relacionadas à periodicidade, quando recorrer à dedetização e como escolher o especialista.

Você precisa de dedetização?

Para imóveis domésticos não existe uma lei que obrigue a fazer uma dedetização periódica, a exemplo do que acontece com condomínios, supermercados, clínicas, academias, colégios e diversos outros setores. Fica a critério do proprietário se e quando fazê-la.

O surgimento de algumas formigas, baratas ou mosquitos não necessariamente demanda uma dedetização. Porém, precisa ser combatido de alguma forma. A reação mais imediata é optar por inseticidas de uso doméstico ou iscas e armadilhas (dependendo do tipo de praga).

Há distintas opções no mercado e em lojas especializadas. Para casos menos problemáticos, inclusive alternativas naturais e ecológicas podem funcionar: essências que são repelentes, animais que são predadores naturais, telas como barreira mecânica, entre outros.

Uma coisa coisa é certa: esse tipo de intervenção tem eficácia limitada e normalmente dá resultados quando as pragas vêm de fora do imóvel. Se você provou e não funcionou, é hora de partir para a contratação de um serviço especializado.

flickrmingusmutter.jpg

O passo a passo da dedetização

Você deve começar pela pesquisa de empresas especializadas na sua região, comparando preços, mas também estando atento a detalhes como:

  • produtos utilizados
  • tempo de desocupação do imóvel
  • duração dos resultados
  • garantia do serviço
  • referências/opiniões de clientes anteriores

Escolhido o profissional, é indispensável uma visita técnica no imóvel, para identificar os focos da infestação, a extensão da mesma e definir a melhor forma de enfrentá-la. Por mais que haja empresas trabalhando com produtos menos agressivos, uma dedetização envolve produtos que são venenosos para os vetores. Então, é preciso estar preparado para desocupar o imóvel.

O tempo que você deverá permanecer fora de casa vai variar conforme cada caso. Normalmente, é possível voltar após 4-5 horas. Se há crianças na família, pessoas alérgicas ou animais de estimação, pode ser recomendável deixar o imóvel vazio por 24 horas.

Alguns especialistas aconselham fazer a dedetização da casa a cada 6 meses, especialmente se você já teve algum problema com infestação.

Fotos (ordem de aparição): por jcmurty e mingusmutter (Flickr)

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...