Formigas na cozinha? Saiba como evitar o problema

As formigas domésticas são uma das pragas urbanas mais comuns​. Saiba como elas agem e quais são os métodos para prevenir ou eliminar essas pragas.

22 Abr 2015 Acabar com as pragas - Leitura: min.

Limpeza

As formigas domésticas são uma das pragas urbanas mais comuns. Elas conseguem se instalar facilmente em diversas áreas do imóvel, trazendo vários transtornos. Uma vez elas estão na sua residência, é preciso paciência, além de vários cuidados para evitar a propagação das mesmas.

Saiba como as formigas agem e quais são os métodos para prevenir ou eliminar essa praga da sua residência.

Conhecendo o inimigo

As formigas tendem a aparecer com mais frequência e intensidade durante o verão e o inverno. Isso porque a temperatura alta ou baixa faz com que as formigas busquem refúgio em lugares mais amenos, como sua casa.

Elas geralmente se instalam na cozinha, onde, no período da noite, podem encontrar alimentos facilmente. No entanto, se outros cômodos da casa tiverem restos de alimentos, por exemplo, nada impede uma migração, ou seja, que passem a infestar outros lugares da sua residência.

As formigas domésticas não se alimentam apenas do seu pote de açúcar. Elas são onívoras e buscam por vários tipos de comida, como queijos, óleos, pães, carnes ou qualquer alimento que contenha proteína e açúcar.

Estes insetos podem trazer alguns riscos, já que, além de transportar alimentos, também podem espalhar bactérias e fungos que, em contato com alimentos, podem transmitir doenças.

Um detalhe importante é que não adianta simplesmente usar inseticidas quando avistamos formigas na superfície da cozinha, por exemplo. Elas são capazes de detectar essas ameaças e vão criar ninhos e colônias em outros locais mais escondidos.

Como prevenir uma invasão de formigas?

monomorium-pharaonis-worker-with-sugar-c

Existem algumas maneiras para evitar que as formigas se instalem em sua residência e causem uma infestação. Antes de tudo, manter hábitos simples de higiene é fundamental:

  • não leve alimentos para o quarto ou sala: são ocasiões em que facilmente derruba-se migalhas que atraem os insetos. Na pia da cozinha, não deixe pratos ou panelas com restos de alimentos.
  • sempre limpe o ambiente após preparar uma refeição. Também preste atenção nas superfícies debaixo do fogão e geladeira, que podem acumular restos de comida.
  • sempre feche embalagens e recipientes com alimentos. No pote de açúcar, use um sachê com cravos-da-índia. O cheiro da especiaria espanta os insetos.
  • se você tem animais de estimação, deixe os potes de comida sempre limpos e sem vestígios de ração.
  • as lixeiras devem ficar bem fechadas, sempre!

Tome cuidado com a manutenção da sua casa e verifique se não há nenhuma rachadura nas paredes e pisos, que servem de portas de entrada para as formigas. Você pode tapar as frestas com rejunte, massa corrida ou pedacinhos de sabão neutro, que inclusive servem como um repelente de formigas.

flickrjeans-photos.jpg

E se as formigas já estão na sua casa?

Neste caso, é preciso tomar outras providências, além de manter a higiene e bom estado da sua residência. Existem alguns métodos caseiros que podem ser testados. Primeiro, é preciso ter paciência e encontrar a "origem do problema". Siga os seguintes passos:

  • prepare iscas para atraí-las, com uma mistura de açúcar e água. Pingue gotas em um papel laminado ou recipiente aberto. Espalhe-os em diversos pontos da casa.
  • identifique o caminho que as formigas fazem até a isca. Você verá que elas começarão a formar fileiras para se alimentar. Busque a origem das fileiras, que poderão ser rachaduras ou pequenos buracos na parede.
  • com uma seringa, aplique uma mistura de detergente e água neste buracos.
  • em seguida, feche o buraco com argamassa ou sabão neutro. Repita todo o procedimento até que a presença das formigas diminua.

Se nada parece resolver o problema, a recomendação da Dedetizadora Cuiabá é recorrer a uma ajuda profissional:

"O correto é chamar uma empresa especializada em dedetização. Produtos no mercado matam, mas não resolvem, ou seja, logo sua casa estará com o mesmo problema."

Após uma vistoria para avaliar o seu caso, a equipe dedetizadora poderá utilizar os métodos e produtos corretos para eliminar as pragas, desde o ninho, sem risco à saúde da sua família.

Fotos (ordem de aparição): triyugowicaksono (Pixabay), Wikimedia Commons e jeans_Photos

1 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...