Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Aprenda a limpar e guardar cada tipo de sapato

A correta limpeza e armazenagem é importante para a higiene, estética e para que os calçados durem mais.

25 Out 2018 Dicas de limpeza - Leitura: min.

Limpeza

Ter um armário bem organizado e bonito é o sonho de muita gente. Mas de nada adianta deixar tudo arrumado e não cuidar da limpeza dos calçados antes de guardá-los.

Uma limpeza adequada e bem feita pode aumentar a durabilidade dos calçados, sem contar na diferença que fará no seu visual. Como limpar da forma correta os sapatos e ter o closet impecável? Confira a seguir algumas dicas que separamos especialmente para deixar você por dentro desse assunto.

1) Sapatos de camurça

Para tirar a poeira do seu sapato de camurça use uma escova macia, passando sempre no mesmo sentido. Para remover manchas ou marcas, use uma borracha branca, em pequenos movimentos sobre o local. Depois, retire com um pano seco os restos da borracha que ficaram no calçado. Não use água para limpar este tipo de material, pois podem manchar ainda mais.

2) Sapatos de nobuck

Quando o sapato é de nobuck, requer uma atenção mais especial, pois sendo um material delicado, há escovas e xampus específicos para a sua limpeza. Para remover a poeira, escove bem o calçado. Somente depois disso é que se deve aplicar o xampu com uma esponja limpa, esfregando com cuidado somente onde precisa, para remover a sujeira que resta e manchas. O sapato deverá secar em um local sombreado.

sapato4.jpg

3) Sapatos de couro ou pelica

No caso de sapatos escuros, utilize uma escova macia para remover a sujeira mais grossa e finalize com um pano umedecido em água. No caso dos calçados mais claros, você pode limpá-los com sabão neutro antes de passar o pano úmido. Depois disso, você poderá ainda engraxar e polir o sapato para uma melhor conservação do calçado.

4) Sapatos de verniz

Utilize um pano limpo e levemente umedecido para retirar a sujeira. Depois, se preferir, pode lustrar aplicando antes um limpador de verniz ou somente com um pano seco. O verniz é um material delicado e que risca facilmente, então para guardá-lo, envolva o calçado em um tecido ou papel de seda para evitar danos na peça.

5) Sapatos de tecido, cetim e veludo

Passe primeiro uma escova macia para tirar o excesso de sujeira. Depois, umedeça uma escova macia em água com um pouco de sabão neutro e esfregue com cuidado. Retire o excesso de produto com um pano úmido. No caso dos sapatos de veludo, depois que secarem completamente, passe novamente a escova seca para recuperar o aspecto do material.

sapato1.jpg

6) Sapatos de plástico

Esse é o calçado mais fácil de limpar. Para retirar a sujeira grossa, basta utilizar uma escova de calçados e água. Se você não tiver uma escova para sapatos, utilize uma escova de dentes velha.

sapato2.jpg

7) Tênis

Para limpar calçados como tênis, o ideal é utilizar um pano umedecido com vinagre, esfregando devagar sobre toda a peça. Se estiver difícil a retirada da sujeira, utilize uma escova. Depois, passe um pano úmido com água. O quanto antes você higienizar esse tipo de calçado, mais fácil será a limpeza.

sapato3.jpg

8) Sapatos com detalhes

Se o sapato tiver algum tipo de detalhe, evite molhá-lo. Alguns tipos de fivelas ou aplicações podem ser danificados ou descolar se entrarem em contato com a água.

9) Eliminando odores

Se mesmo deixando o calçado arejar, o mau cheiro persistir, você pode colocar um pouco de bicarbonato de sódio dentro do sapato. Há também desodorizantes e talcos específicos para sapatos, que ajudam a eliminar o odor causado pelo uso.

Você ainda pode colocar uma folha de papel absorvente ou jornal ou no interior do calçado quando for guardá-lo para absorver a umidade e o suor, que são os principais causadores do mau cheiro.

sapato5.jpg

10) Dicas para conservar o seu calçado

Procure alternar o uso dos sapatos, pois em alguns casos o calor e o suor produzidos pelo corpo podem reduzir a durabilidade do calçado. Procure deixar os sapatos arejando antes de guardá-los.

Para a limpeza, evite utilizar escovas de cerdas duras. Nunca deixe o calçado secando ao sol, mas sempre em um local com sombra. Sempre guarde o calçado limpo e quando estiver bem seco. Ao guardá-lo, proteja de riscos, envolva os sapatos mais delicados em papéis ou tecidos.

Que tal contar com um personal organizer para arrumar o seu closet? Clique aqui e encontre um profissional na sua cidade.

Fotos: Limpeza.com

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...