Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Como limpar o ar condicionado

Ao mesmo tempo que proporciona conforto, o ar condicionado pode ser um vilão da saúde. Saiba como desfrutar da comodidade de um ambiente climatizado sem riscos.

14 Jun 2018 Dicas de limpeza - Leitura: min.

Limpeza

Não há dúvidas de que ter ar condicionado em casa é sinônimo de conforto. Em algumas cidades, esse é um item considerado indispensável, seja no inverno ou no verão. Mas ter sempre a temperatura do ambiente controlada e agradável pode ser negativo se o equipamento não estiver com a manutenção em dia.

Isso porque o ar condicionado acumula germes, bactérias e fungos que são expelidos no ambiente. O resultado pode ser graves problemas de saúde, como alergia, conjuntivite, bronquite e outros problemas respiratórios. Para que isso não aconteça, é muito importante realizar periodicamente a limpeza do equipamento.

No caso do ar condicionado residencial, é suficiente realizar a limpeza do filtro uma vez por mês. Basta retirar o filtro do aparelho, remover o excesso de poeira com uma esponja macia e lavar a peça em água corrente. Depois, é só deixar o filtro secar bem por 2 horas e voltar a instalá-lo no ar condicionado. Também é indicado passar um pano úmido em todo o exterior do equipamento para eliminar o pó.

Essa seria uma limpeza superficial e que deve ser feita periodicamente, porém, o ar condicionado esconde em seu interior mais sujidade. É recomendado que a cada 6 meses um técnico especializado faça uma limpeza profunda no equipamento, verificando também a necessidade de alguma reparação.

shutterstock-478337578.jpg

Ar condicionado em estabelecimento comercial

A manutenção do ar condicionado em um estabelecimento comercial deve ser ainda mais intensificada. É indicado limpar os filtros a cada 15 dias e contatar um técnico especializado a cada 6 meses para que faça a remoção do aparelho, sua limpeza profunda e sua reinstalação.

Os especialistas comentam que um aparelho de ar condicionado, normalmente, dura até 10 anos de uso. Se não é feita a limpeza adequada e a manutenção periódica, sua vida útil cai consideravelmente, chegando a durar cerca de 2 ou 3 anos.

Outro detalhe que pode pesar no bolso do consumidor é a temperatura do ar condicionado. Muitas vezes, para climatizar rapidamente o ambiente, coloca-se uma temperatura extrema. No entanto, isso faz com que se gaste muita energia. Os especialistas esclarecem que a temperatura ideal do ar condicionado é de 23 °C e que pode haver uma economia de energia de até 50% quando se passa de 17 °C a 23°C.

Ar condicionado do carro

O ar condicionado do carro também deve ser limpo com frequência. É preciso ter em conta que esse item não é substituído nas manutenções periódicas, o que é trocado, sim, é o filtro do ar do motor, e não o filtro do ar condicionado. Porém, a manutenção deve ser feita por um profissional, solicitando a limpeza no momento da manutenção periódica do carro ou então contatando um técnico especializado.

É muito bom contar com a conveniência do ar condicionado, mas a nossa saúde deve sempre estar em primeiro lugar. Fazendo a limpeza periódica do equipamento, é possível desfrutar do conforto do clima agradável sem prejudicar a saúde. Agora que você entendeu a importância de manter a limpeza do ar condicionado sempre em dia, clique aqui e contate uma empresa especializada para realizar esse serviço.

Fotos: Limpeza.com

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...