Limpeza.com
No Google Play Na App Store

Tire o máximo de proveito da sua máquina de lavar

A máquina de lavar roupas certamente facilita uma atividade doméstica que requer tempo e cuidado. Mas você sabe todo o proveito que pode tirar desse equipamento? Confira a seguir.

6 Fev 2019 Dicas de limpeza - Leitura: min.

Limpeza

Cada vez mais modernas e com funções adicionais que procuram facilitar ainda mais o dia a dia nos afazeres domésticos, as máquinas de lavar roupas podem trazer grandes benefícios quando são utilizadas de forma adequada. Isso significa que, se você souber tirar proveito dessas funções, certamente terá roupas mais bem cuidadas e com economia.

Mas por outro lado, se você não estiver a par de todo o benefício que sua máquina pode trazer ou não tomar os devidos cuidados com seu uso, vai desperdiçar água e dinheiro, podendo até mesmo estragar alguma peça de roupa ou a própria máquina de lavar. Confira a seguir alguns cuidados que você deve ter para poupar recursos e aumentar a vida útil das suas roupas.

1) Cuidados no uso da máquina de lavar

A sua máquina de lavar sempre deve ser posicionada em local protegido da chuva e também do sol excessivo. Deixe uma distância mínima de 10 centímetros livre ao redor dela e também mantenha longe de equipamentos que emitem calor, como aquecedor, fogão ou churrasqueira.

É importante que você retire imediatamente as peças de roupas da máquina, assim que o ciclo de lavagem terminar. No máximo, retire os itens em até 2 horas depois que a máquina parou de funcionar. Isso vai evitar cheiros desagradáveis tanto na máquina como nas suas roupas. Outra atitude importante e que muitas pessoas desconhecem, é que após a lavagem a máquina precisa “respirar” um pouco.

Sempre que terminar de lavar as suas roupas, deixe a tampa da máquina aberta para que o tambor e toda a parte interior seque, evitando a criação de mofo e bolor. Mantenha aberta por um tempo a gaveta onde são colocados o sabão e o amaciante, para que esta seque completamente e também saia o cheiro de umidade da parte interna da máquina.

shutterstock-236885437.jpg

2) Capacidade da máquina

Quando você vai comprar uma máquina de lavar, um dos primeiros itens que se vê à mostra junto com o preço é a capacidade de lavagem. Máquinas para 6, 8, 10 quilos, e assim por diante. Essa é a capacidade total de roupas secas que a sua máquina suporta em cada lavagem. Ultrapassar essa quantidade é colocar em risco a vida útil da sua máquina de lavar.

Mas além da capacidade por peso, é preciso estar atento ao volume das peças de roupa, pois de nada vai adiantar você deixar a sua máquina de lavar entupida de peças, que não serão lavadas corretamente. Toalhas de banho, blusas de lã ou jaquetas de nylon, por exemplo, são peças que não pesam tanto, mas que representam um grande volume.

3) Antes de lavar, separe as peças

Algo que parece óbvio, mas nem todas as pessoas fazem, é separar as roupas antes de colocar na máquina de lavar. Essa separação vai trazer economia, pois para cada tipo de roupa você escolherá o ciclo de lavagem mais adequado, evitando gastar mais água e luz do que deve. Também terá uma maior eficiência na lavagem, mantendo suas roupas como novas por mais tempo.

Além de separar as peças claras das escuras, é importante também estar atento aos tipos de tecidos. Peças mais delicadas devem ser lavadas com cuidado para não danificá-las e separadas de tecidos mais grossos como jeans, por exemplo. As peças mais delicadas e com tecidos finos devem ser lavadas juntas e sem nenhum outro tipo de roupa. Essa atitude simples vai fazer com que as roupas não fiquem manchadas ou estraguem.

Algumas peças também soltam resíduos por causa do material que são feitas, como peças de lã e toalhas. Procure juntar todas as toalhas em uma lavagem só e sem nenhuma outra peça. Assim, você vai evitar que suas roupas fiquem cheias de pelos. As peças pretas, se possível, também devem ser separadas das demais roupas escuras, para evitar que fiquem cheias de pelinhos de outras cores. Para realizar uma lavagem ainda mais eficiente, leia sempre as etiquetas das peças, se estiver em dúvida sobre a separação. A etiqueta informará o tipo de tecido e a forma de lavagem, facilitando essa tarefa.

4) Confira os bolsos e peças delicadas

Para manter a sua máquina de lavar com um bom funcionamento por muito mais tempo, verifique sempre os bolsos das calças ou casacos antes da lavagem. Qualquer objeto que caia na máquina pode trazer sérios problemas e você terá que fazer uma manutenção que não seria necessária, se tomasse esse simples cuidado.

Veja também se há alguma roupa com detalhe ou peça que pode se soltar, como um botão que está caindo, broches, correntes ou outros itens decorativos. Para evitar estragar as outras roupas, coloque as peças íntimas com detalhes, como os sutiãs, dentro de protetores, que foram desenvolvidos para lavar esse tipo de item na máquina. Caso contrário, os aros e fechos dos sutiãs podem furar ou se enroscar em outras roupas, rasgando ou marcando essas peças. Feche os zíperes e botões como forma de prevenir o atrito com tecidos.

5) Roupas com manchas

Se a roupa possui algum tipo de mancha, deve ser deixada de molho previamente antes de ir para a máquina de lavar. Cada tipo de mancha tem uma forma mais adequada de ser removida, dependendo do tecido e da cor da peça.

shutterstock-596042681.jpg

6) Sabão em excesso

Cuidado com a quantidade de sabão que você coloca na sua máquina de lavar roupas. O mito de que quanto mais sabão, mais limpo ficará, pode causar sérios danos tanto ao equipamento como às suas roupas. Não exagere também na quantidade de amaciante.

7) Escolha o ciclo adequado

Se você é daquelas pessoas que utiliza somente o modo de lavagem padrão para todos os tipos de roupas, então saiba que é possível cuidar melhor das suas roupas para que durem mais. O uso adequado da sua máquina de lavar, com lavados mais eficientes, também será muito favorável para o seu bolso, pois trará economia nos gastos de água e luz.

Escolha sempre o ciclo mais adequado para cada tipo de roupa que você separou previamente. Roupas mais difíceis de lavar vão necessitar de um ciclo mais pesado e de maior tempo do que as peças mais delicadas. Este cuidado é fundamental para garantir suas roupas como novas sempre, ao mesmo tempo em que economiza.

8) Manutenção da máquina de lavar

Se a sua máquina de lavar estiver suja ou mal cuidada, não vai adiantar colocar um sabão em pó e amaciante de qualidade, pois suas roupas sairão da máquina com cheiro desagradável, não tem jeito.

Você mesmo pode fazer uma limpeza periódica para manutenção da sua máquina de lavar roupas, eliminando resíduos de sabão e minerais presentes na água. O procedimento é simples e você vai precisar somente de meio litro de alvejante. Coloque o produto no compartimento do sabão e utilize o ciclo de lavagem padrão. Faça isso a cada dois meses. Além disso, faça uma limpeza semanal na parte externa com sabão neutro e nenhum outro produto mais agressivo. Não jogue água, mas utilize um pano molhado para a limpeza e depois seque bem para evitar que alguma parte enferruje.

Fotos: Limpeza.com

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...