Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Como organizar e limpar sua biblioteca

Se sua biblioteca está empoeirada e com os livros empilhados, fique atento. A falta de limpeza e organização pode prejudicar a sua saúde e a conservação dos seus livros.

13 jul 2018 Dicas de limpeza - Leitura: min.

Limpeza

Os livros são grandes acumuladores de ácaros e bactérias, e devem ser limpos periodicamente para se evitar alergias e doenças respiratórias. A limpeza e a devida organização também são fundamentais para a conservação dos livros. Além disso, uma biblioteca bem ordenada é muito mais bonita e facilita o acesso ao livro desejado.

Porém, é preciso ter cuidado, já que própria limpeza, se feita de maneira incorreta, pode danificar os livros. Neste artigo vamos explicar como fazer a higienização e manter os livros organizados para um perfeito estado de conservação. Confira!

1) Limpeza dos livros

Os livros devem ser limpos um a um e de forma minuciosa. O primeiro passo é manter o livro bem fechado, segurando firme na parte superior, e passar um pincel macio, estilo brocha, da junção das folhas para a abertura do livro. É importante que o livro não se abra, para que a poeira não passe entre as folhas.

Em seguida, deve-se passar o mesmo pincel nos vincos da capa, removendo toda a poeira acumulada. Depois, é indicado também passar na capa um pano macio úmido com um pouco de sabonete neutro, finalizando a limpeza com um pano macio seco. Para terminar, é recomendável folhear o livro várias vezes para que seja feita a oxigenação das páginas. Enquanto isso, acomode os livros higienizados em uma mesa.

shutterstock-621157613.jpg

2) Limpeza da estante

Passe um pano macio úmido em toda a estante, sem se esquecer dos cantinhos que normalmente acumulam poeira. Em seguida, finalize a limpeza passando um pano macio seco e espere alguns minutos para então posicionar os livros. As prateleiras devem estar bem secas. Não é indicado passar produtos de limpeza na estante, pois eles podem manchar os livros.

Para evitar a formação de mofo, podem ser colocados sachês antimofo nas prateleiras ou, ainda, giz branco. Isso ajuda a conservar os livros em bom estado e previne doenças respiratórias decorrentes do mofo.

3) Organização dos livros

Antes de posicionar os livros nas prateleiras, revise se, realmente, todos deverão estar na sua biblioteca ou se há obras que poderão ser doadas. Pense que alguns livros acadêmicos podem ter melhor destino e ajudar quem está na fase de estudo.

Feita essa seleção, é hora de definir como os livros serão ordenados. Pode ser por ordem alfabética, por autor, por gênero literário, por assunto ou mesmo pela cor da lombada. Posicione os livros na vertical, sem que fiquem inclinados, pois isso pode danificá-los. Caso fique um espaço entre os livros e a lateral da estante, providencie apoiadores de livros, assim, eles se manterão na vertical. Separe os livros que estiver lendo atualmente e faça uma pilha na horizontal. Isso facilita o acesso às obras que são mais manuseadas.

A limpeza e a organização da biblioteca requer um tempo especial, mas essa dedicação vale a pena quando se trata da conservação dos seus livros e também de ter um ambiente livre de poeira e ácaros. Se estiver sem tempo para esse trabalho tão detalhado, clique aqui e conte com um personal organizer, um profissional especializado em organização de espaços.

Fotos: Limpeza.com

6 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Comentários (4)

  • Gabriel Meira

    Boa noite, Eu sou agente de relações públicas de uma ong, e precisamos higienizar nosso acervo, fujo qual tem aproximadamente 1000 arquivos dispostos em dois cômdos refrigerados e devidamente aparamentados de 20m² cada, de acompanhados pelo nosso regime. Se não puder me passar o valor fechado, o tesoureiro pediu o piso e o teto do serviço, já que estamos fazendo orçamento e planejamento urgente, temos até essa sexta-feira para decidir com quem fazer o serviço. Grato pela atenção e boa semana para sua equipe.

  • Carlos Gomes

    adoramos vossa explanação sobre a limpeza e higienização de livros

  • Carlos Gomes

    Tb Fazemos Limpeza, Higienização, sanitização, desinfecção e esterilização de acervo de bibliotecas (Livros)...

  • Rozimeire dos Santos

    Muito bom!!!sempre tive duvida qual pincel usa nas bordas do livro.

  • Você não pode deixar de ler...