Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

O passo a passo para cuidar do sinteco

Pisos de madeira com revestimento em sinteco propiciam um ambiente charmoso e de brilho intenso. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir o resultado por mais tempo.

13 out 2016 Dicas de limpeza - Leitura: min.

Limpeza

Considerados charmosos e também responsáveis por dar um toque mais natural ao ambiente, os pisos de madeira ainda são motivo de satisfação pelo brilho que proporcionam quando bem revestidos e cuidados.

Para isso, diversos tipos de acabamentos são utilizados, sendo o sinteco um dos que possui maior destaque. A resina, além de proteger, proporciona embelezamento e faz com que o piso de madeira se conserve com ótima aparência por um período prolongado.

No entanto, para que isso ocorra, é preciso tomar alguns cuidados. Diferentemente de outros materiais, os pisos revestidos em sinteco exigem uma atenção especial na hora da limpeza, principalmente quanto ao uso de equipamentos e produtos.

Sinteco recém-aplicado

O sinteco necessita de um período médio de um mês para estar bem curado. Nesse tempo, a falta de cuidado pode significar danos no revestimento. Por isso, é importante seguir alguns passos, como:

  • usar vassoura de pelo suave, a qual não é abrasiva;
  • remover a sujeira também com o uso do aspirador de pó;
  • evitar a utilização de pano encharcado. Basta umedecê-lo;
  • se usar pano úmido, utilizar um seco em seguida para evitar manchas;
  • ao usar produtos, procure os que são específicos para sinteco;
  • não use cera.

shutterstock-241179622.jpg

Como manter o brilho prolongado?

Mesmo depois de passado o período de cura da aplicação do sinteco, os cuidados devem seguir, pois trata-se de um revestimento delicado. Sendo assim, continue evitando a limpeza com panos molhados sempre que possível, pois a umidade em excesso é inimiga de pisos de madeira. Além disso, você pode seguir algumas dicas:

  • fazer limpeza diária, o que evita a formação de crostas;
  • colocar um pouquinho de vinagre no pano umedecido (quando necessário), o que ajuda a dar brilho;
  • não deixar que sujeira abrasiva, como areia, se acumule. Isso contribui para o aparecimento de riscos e danifica o sinteco;
  • proteger entradas de sol, para não desbotar o sinteco;
  • usar tapetes nas áreas de grande circulação, como na entrada do ambiente, para evitar arranhões.

Não use cera ou outros produtos inadequados

O sinteco é um tipo de material que oferece ótimo brilho ao piso de madeira. Por isso, ao contrário do que alguns pensam, usar cera não é recomendado. Além de deixar o assoalho com aspecto engordurado, a cera também acumula e prejudica o revestimento.

Do mesmo modo, é importante evitar utilizar produtos como lustra-móveis, detergentes, thinner, removedores, álcool, entre outros. Se optar por algo, procure o que seja especialmente desenvolvido para pisos revestidos com sinteco. Além disso, não use esponjas, as quais causam a deteriorização do material.

shutterstock-70124473.jpg

Sinteco pode ser reaplicado

Mesmo que todos os cuidados necessários sejam tomados, o desgaste natural faz com o que o efeito do sinteco diminua com o passar do tempo, o que reduz o brilho do piso. Isso ocorre principalmente nas áreas de maior circulação de pessoas.

No entanto, o problema é fácil de ser resolvido por meio da reaplicação do revestimento. Para isso é realizada a remoção do sinteco antigo, através de raspagem, seguida de tratamento e impermeabilização do piso.

Depois disso, o sinteco é novamente aplicado, o que devolve o brilho e o charme ao piso. Nesses casos, o melhor caminho é entrar em contato com uma empresa especializada em tratamento de pisos, que garante o uso de equipamentos adequados e também a realização de um trabalho profissional.

Fotos: por Limpeza.com

36 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Comentários (7)

  • Yane de Souza Agricola

    Reformamos o sinteco do apto, tirando como vcs ensinam e aplicando novamente, ficou lindo e com muito brilho mas alugamos e a pessoa que alugou fez um rebaixamento no teto e colocou sankas de gesso em todo o apto, agora o sinteco perdeu o brilho e parece velho. O que vcs aconselham para que ele volte a brilhar pois é um sinteco novo e não sei o que fazer, só sei que ficou fosco e sem brilho. obrigado.

  • Adriana Cunha

    Apliquei o sinteco na minha casa em janeiro desse ano. Porém só passo pano úmido, mesmo assim vejo que o chão está embaçado no lugar de maior circulação. O que passar para voltar o brilho?

  • Magalhães

    Gostaria de fazer um orçamento para tratamento de tábua corrida com sinteco.esta sem brilho obs. ESSE sinteco foi feito na Madeira virgem apenas com três anos de aplicação. Ouvi falar que és fazem uma impermeabilização isso procede.

  • Carla bianchi

    Peço ajuda. Apliquei laca no piso de madeira na minha casa e infelizmente passaram cera liquida causando algumas manchas. Como posso melhorar o brilho novamente Obrigada

  • Itamar Feminino Alves Oliveira

    Mas qual é o.produto usado para sinteco

  • Marta freire

    Muito interessante, didático e d fácil entendimento. Obrigada.

  • SIDNEI CORDEIRO

    O meu piso é de madeira em tábua corrida com sintético. Posso passar um pano úmido para tirar o pó depois de varrer?

  • Você não pode deixar de ler...