Saiba como deixar sua casa livre das alergias de inverno

Com uma rotina de limpeza da casa, é possível se livrar dos causadores das alergias de inverno. Saiba como neste artigo.

17 Ago 2018 Dicas de limpeza - Leitura: min.

Limpeza

Há quem relacione as alergias somente com a primavera, por causa das flores e do pólen solto pelo ar. No entanto, é na época mais fria do ano que muitas pessoas sofrem as consequências das alergias respiratórias. Os principais causadores dessas doenças são o mofo, os fungos e os ácaros, que somente são eliminados do ambiente com uma higienização profunda.

No inverno, é preciso ter ainda mais atenção à limpeza, já que a casa costuma ficar mais tempo fechada por causa do frio, colaborando para a proliferação dos fungos e bactérias. Com a umidade do ar ainda maior, aumentam também as chances de formação de mofo, nas paredes, tetos e móveis. Quer desfrutar do conforto da sua casa com a segurança de que o ambiente está livre de ácaros e fungos que causam alergias? Confira nossas dicas de limpeza!

1) Cobertores, edredons e roupas de inverno

Antes de colocar na cama esses itens que ficaram guardados o ano todo, lave-os e os seque muito bem. Durante o uso, é recomendável que os cobertores e os edredons sejam lavados ao menos uma vez por mês. O indicado também é, se possível, estendê-los no varal ao sol uma vez na semana. Segundo os especialistas, os raios solares têm poder bactericida.

As roupas de inverno também devem ser lavadas antes do uso, e o ideal é optar por sabão neutro, sem cheiro, para amenizar as alergias. Casacos, sobretudos e jaquetas de couro podem ser higienizadas em lavanderias especializadas, para não danificar tecido das peças.

shutterstock-338714603.jpg

2) Camas, sofás e tapetes

No inverno, é normal passar a maior parte do tempo no sofá ou na cama, inclusive, petiscando enquanto assiste a um filme. E não adianta apenas trocar o lençol ou bater a sujeira do sofá, os ácaros se alojam nas camadas mais profundas dos estofados e dos colchões. Para eliminá-los, é preciso usar um aspirador de pó potente, pelo menos uma vez por semana, se atentando aos cantinhos dos estofados.

Os tapetes fazem toda a diferença no inverno, deixando o ambiente mais quentinho. No entanto eles são um dos principais acumuladores de ácaros. A higienização também deve ser feita com um aspirador potente, evitando o uso de vassouras, para não espalhar o pó e os ácaros no ambiente.

3) Cortinas e persianas

Muitas vezes esquecidas na limpeza da casa, as cortinas e persianas também acumulam pó e ácaros. O ideal é escolher cortinas de tecidos finos, de fácil higienização, e lavá-las pelo menos uma vez ao mês. As persianas podem ser limpas com pano úmido a cada 15 dias.

4) Móveis

O recomendável é tirar o pó dos móveis pelo menos três vezes na semana, usando um pano úmido para que a sujeira não se espalhe pelo ambiente. É aconselhável, ainda, arrastar os móveis da casa a cada 15 dias, para uma limpeza profunda. Também não pode ser esquecida a limpeza dos livros, revistas, objetos de decoração e bichinhos de pelúcia, que são acumuladores de pó e de ácaros.

5) Ventilação do ambiente

Clima úmido e ambiente fechado são condições perfeitas para a proliferação de mofo. Mesmo com o frio, é importante abrir as janelas para manter a casa ventilada e renovar o ar. Atenção especial ao banheiro, já que no inverno se costuma tomar banhos mais quentes, que geram mais vapor e deixam as paredes e o teto desse ambiente úmidos por mais tempo.

Quer deixar a limpeza da sua casa nas mãos de profissionais? Clique aqui e encontre empresas especializadas na sua cidade.

Fotos: Limpeza.com

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...