Dicas essenciais sobre como limpar inox

Material que simboliza modernidade e tecnologia, o aço inox apresenta muitas qualidades, mas nem sempre a sua manutenção é simples. Confira dicas para deixar suas peças sempre brilhando.

23 Set 2014 Dicas de limpeza - Leitura: min.

Limpeza

Material que nos remete à modernidade e à tecnologia, o aço inox vem sendo cada vez mais usado na fabricação de eletrodomésticos, artigos de cozinha e também na construção civil. Apesar das suas qualidades, principalmente a elegância que atribui ao ambiente, nem sempre a sua manutenção é simples. Confira algumas dicas para deixar as suas peças sempre brilhando.

O aço inoxidável possui uma camada fina protetora, que tem a função de evitar corrosões e oxidações. Se trata de um material resistente, mas ao mesmo tempo delicado, que exige cuidados de manutenção específicos para prolongar a sua durabilidade e beleza.

Hoje é possível ter uma cozinha completa em aço inox, desde o jogo de panelas até a geladeira e coifa. Quem tem esses produtos em casa sabe que as marcas de dedos e as manchas de água são bem mais visíveis nesses materiais, desvalorizando as peças e também dando sinais de descuido.

Técnicas e produtos para limpar inox

Há no mercado diversos produtos para auxiliar na limpeza e polimento de superfícies em aço inox, mas também é possível realizar uma manutenção eficiente com soluções "caseiras". Conheça os procedimentos mais indicados pelos fabricantes de aço inoxidável na hora de realizar a limpeza, classificados conforme o tipo de sujeira:

  • marcas de dedos: limpe toda a superfície com água e detergente neutro utilizando um pano macio. Enxágue e seque bem o local. Para prevenir novas marcas, aplique com um pano seco algumas gotas de óleo mineral, retirando o excesso com uma toalha de papel.
  • manchas de água: nesse caso, lave a peça com água pura e seque com um pano macio. É importante ressaltar que a limpeza deve ser feita em toda a superfície e não apenas no local manchado, para que não haja diferença de acabamento.
  • manchas de óleo ou graxa: utilize um produto à base de álcool isopropílico ou acetona, limpando várias vezes com um pano macio, atentando para não espalhar a sujeira.
  • manutenção de peças com acabamento espelhado: aplicar com um pano um produto para limpeza de vidros, desde que não tenha cloreto em sua composição.

flickrchesifotoscc.jpg

Há casos mais complicados, de marcas e manchas no inox, que demandam produtos específicos. As dicas a seguir seguem orientações dos fabricantes. No caso de dúvidas, sempre vale contatar um especialista, já que se trata de tarefas que fogem da manutenção de rotina da peça de inox.

  • sujeiras resistentes: nesses casos, deve ser utilizado um polidor de metal para materiais cromados. Outra alternativa é o polidor para pinturas automotivas, realizando movimentos sempre no mesmo sentido que o acabamento da peça, no caso do aço escovado ou lixado.
  • manchas de tintas: a solução mais indicada são os removedores alcalinos ou os que são à base de solventes. A aplicação deve ser feita com um utensílio macio, já que raspadores e facas arranharão a superfície.
  • respingos de cimento ou massa: a peça deve ser limpa com uma solução de ácido fosfórico, conforme instruções do fabricante do produto, e enxaguada com água limpa. O próximo passo é secar bem com um pano macio.

Na tentativa de conseguir um resultado eficiente, é comum a utilização de produtos de limpeza inapropriados que, em vez de limparem o inox, causarão o aparecimento de manchas e arranhões nas peças. Por isso, fique longe dos alvejantes, ácidos clorídricos (muriáticos), polidores de pratas e das esponjas de aço ou abrasivas.

A superfície em aço inox é delicada e, em muitos casos, o melhor é contatar uma empresa especializada, que utilizará a técnica e o produto específico para cada caso.

Fotos (ordem de aparição): por Goedeker's e Chesi e Fotos CC (Flickr)

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Comentários (3)

  • thiago kuin

    achei uns produtos bem legais para limpar inox, tem coisas simples e coisas mais profissionais

  • Equipe Limpeza.com

    Olá Jussara, você pode compartilhar sua dúvida com a "Comunidade" do site. Quem sabe alguém já passou pelo mesmo que você e pode lhe ajudar. Além disso, pode publicar sua dúvida na seção "Perguntas" e esperar respostas dos profissionais cadastrados no portal. Att. Equipe Limpeza.com

  • jussara

    Minha geladeira tem uma camada fina protetora. Infelizmente algumas pequenas partes sairam e agora quero retirar toda a camada, mas não sei como. Vocês podem ajudar?

  • Você não pode deixar de ler...