Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Diferenças entre faxina, diarista e limpeza de casa

Na maioria das vezes, os serviços de faxina, limpeza de casa e diarista geram cinfusão. No entanto, apesar da semelhança, cada um possui suas particularidades. Saiba mais neste artigo.

24 ago 2016 Dicas de limpeza - Leitura: min.

Limpeza

Você está precisando de um serviço de limpeza e então resolve procurar por profissionais. No entanto, surge a dúvida quando você vê: faxina, limpeza de casa e diarista. Qual deles é o que você realmente precisa? São todos iguais?

A resposta é não. Faxina, diarista e limpeza de casa possuem semelhanças, mas os tipos, carga horária e quantidade de serviços prestados mudam de acordo com cada modalidade. Vamos dar uma olhada para entender melhor.

Serviços de faxina

Quando você contrata um serviço de faxina, geralmente está pensando em melhorar as condições gerais do imóvel, faz um acordo sobre quais partes serão limpas e qual será quantidade de horas trabalhadas pelo profissional.

No dia agendado, ele fará a limpeza geral, em áreas como sala, quartos, banheiros, cozinha, etc. O serviço normalmente inclui limpeza de pisos, vidros e móveis, mas pode variar conforme as necessidades de cada ambiente e do nível de sujeira. Também o valor do serviço vai depender do tipo do acordo feito com profissional, incluindo demandas mais específicas como limpeza de armários, persianas, entre outros.

Serviços de diarista

Como o próprio nome diz, o serviço de diarista se contrata por diárias de 8 horas. Normalmente, é prestado por uma empresa ou por um autônomo registrado. A lista dos trabalhos a serem realizados é acordada anteriormente. Dependendo da necessidade do cliente, a diária pode ocorrer mais de uma vez por semana, como seria o caso de uma empresa ou um condomínio, por exemplo.

shutterstock-451021522.jpg

No entanto, é preciso prestar atenção no tipo de relação que ocorre entre quem presta o serviço de diarista e quem contrata. Quando a pessoa contratada é um autônomo sem registro e trabalha no local por pelo menos três vezes na semana, há a caracterização de vínculo de trabalho direto, como diz a Lei 150/2015.

Nessa situação, a pessoa contratada deixaria de ser vista como uma diarista para ser considerada uma empregada(o) doméstica, com direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Limpeza de casa

Quando se fala em limpeza de casa, o mais habitual é que haja a contratação de uma empresa terceirizada, capaz de oferecer um serviço mais completo, envolvendo limpeza fina e grossa. Exatamente por isso, normalmente requer mais de um funcionário.

Do mesmo modo que as modalidades anteriores, o valor do serviço vai depender das necessidades do cliente. Agora você conhece similitudes e diferenças, já pode contratar serviço de limpeza mais adequado para você.

Fotos: por Limpeza.com

64 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Comentários (73)

  • Ereni da Silva Ferreira

    Kero um trabalho assim porque gosto de limpeza etc...

  • Irilane

    Bom dia exatamente o que faz e não faz na faxina, tem como cita

  • Thallya santos

    Bom eu adoro Fazet Faxina. Minha aría essa Diarista

  • Joelma ferreira

    Eu faço faxina e cobro 150 reais pra faxinas

  • Maria da Natividade da Luz Madeira

    Estou a procura de um emprego como faxineira ou diarista.

  • Rosalina Delgado

    Muito bom uma ótima explicação

  • Maria Eduarda oliveira pereira

    Queria sabe se as faxinas sao para ca em cascavel pq eu quero Trabalha

  • ALDIRENE dos Santos

    Quanto cobrar para limpeza de casa

  • Gisele souza

    Boa tarde adorei o esclarecimento e tirei toda ,mas gostaria de saber quais os valores a serem cobrados ?pretendo voltar no ramo das faxinas mais estou por fora por muito tempo. Obrigada

  • Ana Maria Oliveira Anselmo

    Olá, gostei da clareza do comentário, porém, muitos que nós contrata os serviços não sabe dessas informações. Obrigada pela o esclarecimento, vocês estão de parabéns pelo comentário.


  • Carregando...



    Você não pode deixar de ler...