Limpeza.com
Limpeza.com
No Google Play Na App Store

Muro pichado: como se livrar deste problema?

O que fazer quando picham o seu muro? Existe solução para este problema? Veja a seguir as principais opções para remoção de pichação e o que fazer com o seu caso.

9 Mai 2016 Dicas de limpeza - Leitura: min.

Limpeza

Ninguém gosta de ver o muro de casa pichado, verdade? Especialmente se ele foi pintado recentemente, num esforço para valorizar o imóvel. Gasta-se dinheiro com a pintura, vem um desconhecido e deixa aí sua marca, invadindo seu espaço e sua propriedade.

A parte positiva é que o problema, na maioria das vezes, tem solução, bem mais em conta do que uma nova pintura ou troca do revestimento. Há empresas especializadas em remoção de pichação e o custo do serviço dependerá de fatores como: tipo de superfície, tamanho da pichação e técnica utilizada.

Lavagem a pressão

Uma das técnicas mais utilizadas pelas empresas especializadas é a lavagem a pressão, que alia água e agentes químicos específicos (na maioria dos casos, solventes) para fazer a limpeza da superfície. Dependendo da situação, algumas empresas preferem utilizar areia no lugar de produtos químicos para fazer a lavagem a pressão, optando especialmente pela areia de sílica.

O método de lavagem a pressão pode ser eficaz em revestimentos de concreto, pedras naturais, azulejos ou pastilhas, mármores, granitos e outros, porém o resultado vai depender da porosidade da superfície e de essa ter sido impermeabilizada anteriormente (ou não).

Cuidado com o uso de solventes

Como a pichação é feita com spray, muitos têm o impulso de comprar um removedor de tinta para aplicar no muro ou fachada. Os especialistas alertam para os riscos de uma ação assim, sem a supervisão de um profissional da área.

flickrpaulorena.jpg

O uso indevido de solventes pode danificar e comprometer a qualidade do revestimento, deixando um resultado ainda pior que a pichação. O cuidado deve ser redobrado se seu muro tem revestimento rústico ou poroso, pois esse tipo de superfície permite uma maior impregnação do spray da pichação.

Normalmente, é possível conseguir orientações sobre como remover a pichação do revestimento com o próprio fabricante. Esse deve ser o caminho a seguir caso você não queira contratar uma empresa especializada, sendo altamente recomendável evitar o uso de receitas caseiras e a aplicação de solventes.

Paredes internas e externas

Dependendo da extensão da pichação e do tipo da tinta (tanto do spray como da parede) é possível fazer a remoção lixando a área afetada ou passando uma escova de aço. Nesse caso, seria preciso pintar novamente o local da pichação.

flickrcassioabreu.jpg

Para prevenir

Quem já foi vítima de vandalismo ou quem não quer ter problemas com a pichação dos muros ou fachada do imóvel, pode e deve investir em prevenção.

Atualmente, é possível encontrar no mercado tintas e vernizes antipichação. Com fórmulas químicas próprias, permitem remover pichação utilizando apenas água e sabão.

Há várias opções de cores e também uma versão transparente, o que possibilita sua aplicação em superfícies de madeira, pedras, tijolos, concreto, metais, etc.

Fotos (ordem de aparição): por nuclimeditorial, Paulo Rená e cássio abreu (Flickr)

1 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Comentários (1)

  • pedro jose

    Muro pichado: como se livrar deste problema? ja tentou marreta? uma pesquisa rapida no google e vc encontra firmas que realizam demolição

  • Você não pode deixar de ler...