Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Respingos de tinta? Dicas para se livrar do problema

Respigos de tinta em vidros, pisos ou madeira podem ser uma das piores dores de cabeça do dono de um imóvel. Neste artigo explicamos técnicas eficazes para se livrar das manchas.

25 jun 2015 Dicas de limpeza - Leitura: min.

Limpeza

Sobreviver a uma obra de reforma em casa é tarefa árdua, já que é difícil conciliar as necessidades dos profissionais com as de quem vivem no imóvel. E, quando tudo termina, uma das piores "torturas" para o proprietário é se deparar com respingos de tinta por distintas superfícies.

Como retirar os respingos de tinta sem danificar o piso? E se a tinta está em vidros? Para que tudo fique mais fácil na hora de cuidar da limpeza pós-obra, fomos buscar dicas de especialistas para saber o que fazer para colocar um ponto final neste problema considerando os materiais mais habituais. Confira!

1) Respingos de tinta em pisos

A primeira preocupação deve ser identificar o tipo de tinta, já que o método varia se a tinta é a óleo, plástica ou acrílica. Em nossa sessão de Perguntas, a empresa Imperquality explica melhor o passo a passo:

"Caso seja tinta PVA, [somente com] um pano ou esponja úmida com água sai. Caso seja tinta acrílica, plástica ou óleo, um pano com thinner. E se for difícil, use uma espátula após passar o tíner."

flickrdixdelel.jpg

A Ecológica Equipamentos de Limpeza lembra que, além de produtos removedores, há recursos como o raspador profissional e um gerador de vapor.

"Com o GV Etna você retira pingos de tinta de qualquer superfície lisa, utilizando apenas água e sem riscar nem manchar a superfície."

Segundo a empresa, esse tipo de equipamento pode ser alugado por diárias, segundo a necessidade de cada imóvel.

2) Respingos de tinta em porcelanato

Os especialistas lembram que, se a tinta é a base de água, aplicar detergente na região afetada seria suficiente para retirar os respingos de tinta.

"Ele solta a tinta e você a remove com uma espátula ou lixa d'água, ou até mesmo com aquela esponja verde, convencionais de cozinha", explica a empresa Vanelli Limpeza e Serviços.

Porém, para outro tipo de tinta, o uso de removedor pode ser a opção mais adequada, como comenta Nelson Grassi, da Eco service:

"Recomendamos utilizar o remover de ceras e respingos de tintas da Duratto. Você poderá encontrá-lo nas lojas de material de construção. É simples! Siga as instruções do rótulo. Caso não consiga retirar com o produto indicado, será necessário uma visita técnica para fazermos alguns testes e darmos a solução." Qualquer dúvida é só entrar em contato."

3) Respingos de tinta em vidro

Neste caso, a melhor opção é adquirir um raspador de tinta profissional, em lojas específicas de materiais de construção. Você deve optar por um pequeno, já que sua necessidade é pontual.

flickrjesuskoaksilschik.jpg

Há quem aposta pela improvisação, utilizando uma lâmina de barbear nova, água morna e uma esponja macia, a fim de conseguir o mesmo efeito do raspador profissional. Em ambos casos, é preciso cautela, para não riscar o vidro.

E lembre-se: para remover respingos de tinta das esquadrias das janelas, aplicar álcool com um pano limpo seria suficiente.

4) Respingos de tinta em madeira

Para pisos de madeira, o melhor é tentar remover a tinta apenas com a ajuda de recursos como calor e raspador profissional. Aplicar produtos removedores pode ter efeito inverso e fazer com que a pintura penetre ainda mais no revestimento.

flickrphatcontroller.jpg

O recomendado é limpar a tinta assim que ela cair no chão, mas, se a mancha já endureceu, utilize água quente e detergente para amolecer. A lâmina fina do raspador deve ser usada de forma delicada, fazendo movimentos de alavanca. Se a água quente não for suficiente, você pode tentar o secador de cabelo.

Na dúvida, sempre chame um especialista em limpeza e tratamento de piso. Eles estão preparados para atuar sem danificar a superfície.

Fotos (ordem de aparição): por Michael Palmer, Dixdelel, jesuskoaksilschik e phatcontroller (Flickr)

18 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em limpeza.com/proteccion_datos

Comentários (11)

  • Rodrigo Gomes

    Bom dia fiz um trabalho de inverniza madeira de uma cobertura porém as partes q não estava coberta com o plástico o vento levou aquela nuvem de verniz e manchou o piso oq posso usar pra remover esses respingo de verniz o piso é liso.

  • armando sousa

    tirar respingos de tinta em tijoleira de barro

  • Paulo José Pereira da Silva

    boa ideia mais se n tiver agua quente oq q eu Fasso o remover a tinta

  • José Geraldo do Carmo

    Não tem a dica de como retirar tinta secas de pedras porosas comoa pedra madeira

  • Dilce jurema Sauder

    Meu ascimentado vermelho foi pintado com tinta óleo verde e está horrível descascado qual tinta devo passar em cima

  • Eliana Antonuccii

    Estava pintando a parede e bateu o rolo com tinta no teto..quero tirar..como tiro

  • PAULO ALVES

    Preciso saber como retirar respingos de tinta acrílica Suvinil de um automóvel?

  • Ana Silva

    Como faço para limpar salpicos de tinta em compósito, é um material plastico que parece madeira. Obrigada

  • elisangela costa

    Respingos de tinta de ardosa foi pintado com tinta coral. tem muito como ,eu fazo p pinta.

  • Flavio Policarpo

    Como faço para limpar respingo de látex em piso áspero??


  • Carregando...



    Você não pode deixar de ler...